PROUD SOUTH é uma experiência visual fascinante que celebra as forças criativas das regiões ao sul do planeta. Por meio das lentes coloridas e expressivas da moda, da fotografia, do estilo e da arte contemporâneas, Lidewij Edelkoort e Lili Tedde juntam talentos emergentes e estabelecidos de lugares distantes, como uma prova de que o eixo da criatividade global de fato se modificou drasticamente.

 

Edelkoort investigou múltiplos temas que conectam talentos sensacionais vindos da América Latina e da África, assim como do Sul e do Sudeste da Ásia. Não delimitado por mapas, por hemisférios ou pelo rígido sistema do Norte, PROUD SOUTH representa um movimento internacional de emancipação. Como observa Edelkoort: “Uma geração de criativos do Sul está se erguendo, expressando a artesania local, adotando materiais regionais, reconhecendo práticas ancestrais e cultivando valores nativos”. Percebe-se um sentido de empolgação que percorre esse livro único, tão palpável que Edelkoort diz que parece estar “em uma panela de pressão, criando sabores locais com uma sensação de urgência”.

00.jpg
proud_pages_338-339.jpeg

Tendo acompanhado a engenhosidade sulista por várias décadas, Edelkoort explica o que torna o Sul tão especial: “Cada roupa tem uma alma, e cada foto sabe como capturá-la, alçando a moda a outro tipo de domínio de força totêmica e empática. Itens comuns são elevados de suas funções diárias, adquirindo status estrangeiro e conhecimento interno, sendo tanto únicos quanto universais. Esses poderes estranhos gravitam ao redor um do outro como átomos de uma bomba estética criativa, esperando para explodir no palco central da moda, capturada por estilistas talentosos e marcas inteligentes. Então, são eternizados por fotógrafos excepcionais que têm como objetivo abrir as comportas da criatividade sulista, jorrando ideias na paisagem morosa e repetitiva do design de moda, serpenteando com um sentido de maravilhamento, desenvolvendo o poder expressivo do que o design sulista pode se tornar”.

PROUD SOUTH inclui ensaios de colaboradores notórios, como a escritora e jornalista Modupe Oloruntoba, a ativista têxtil e artesanal Kavita Parmar, o autor e colecionador Keith Recker e a artista de moda Carla Fernandez, com seu forte manifesto. Os perfis enfatizam vários talentos influentes, incluindo o fotógrafo marroquino Mous Lamrabat, o artista senegalês Omar Victor Diop, a marca indiana Pero e a marca de tricô xhosa Maxhosa. Os ensaios fotográficos ilustram o orgulho sulista com gosto, do trabalho da renomada Jackie Nickerson à série inédita Carrot Picker Girls [“Colhedoras de cenouras”] de Neville Trickett. Um portfólio adicional em preto e branco explora a história da fotografia nas regiões do Sul, decodificando as origens da corrente atual de talentos.

proud_pages_118-119.jpeg
proud_pages_154-155.jpeg
proud_pages_356-357.jpeg

Com mais de 400 páginas de imagens inspiradoras, esse compêndio extenso é também um objeto de desejo, desenhado por Mariola Lopez Mariño, que coloca os visuais no pedestal que merecem e orgulhosamente os protege com uma sofisticada sobrecapa dourada. Atualmente em pré-venda, PROUD SOUTH estará disponível em meados de agosto de 2022 e é um instrumento envolvente para descobrir que tendências estarão saindo do forno nos próximos anos. Sendo uma habilidosa trend forecaster, Edelkoort sabe quais são elas!

proud_pages_328-329.jpeg
proud_pages_400-401.jpeg
gleeson8.jpg