top of page
site.jpg

PROUD SOUTH CRAFT é o segundo volume de uma série que celebra as forças criativas do novo Sul Global. Através das lentes expressivas do artesanato contemporâneo, adotado como uma ferramenta de transformação, este livro destaca móveis, arte, iluminação, têxteis, cerâmica, marcenaria, cestaria, cantaria, vidro e muito mais.

 

Ao longo de 34 capítulos, Lidewij Edelkoort e Lili Tedde reuniram um grupo dinâmico de criativos emergentes e estabelecidos de todo o mundo. Como observa Edelkoort, “a arte é o elo direto que os humanos têm com seus ancestrais e o início da civilização”. Ela sente que esse renascimento irreversível do artesanato reflete o desejo da sociedade por autenticidade e tato, para complementar nosso modo de vida moderno, mas, mais ainda, o feito à mão incorpora nossa necessidade urgente de afirmar o poder dos humanos sobre as máquinas e a inteligência artificial. Assim, surge a ideia de uma contracultura ativista, manifestando-se com provas palpáveis de que o feito à mão pode se tornar um movimento revolucionário do Proud South a ser enfrentado.

 

PROUD SOUTH inclui ensaios de colaboradores notáveis, como o designer brasileiro Humberto Campana, a designer indiana Gunjan Gupta, o artista sul-africano Andile Dyalvane e a galerista internacional Trevyn McGowan. Os perfis se concentram em vários talentos artísticos influentes, incluindo Ana Teresa Barboza e Rafael Freyre, Alvaro Catalán de Ocón, Angela Damman, Vikram Goyal, Rosana Escobar, Andrés Gutiérrez, Porky Hefer, Fernando Laposse, Adrian Pepe e TomaziCabral. Ensaios fotográficos adicionais ilustram a sabedoria indígena, desde a história

dos tapetes nômades até o paisagismo de interiores, arquitetura, jardins e coleções.

 

O livro foi lançado na Triennale Milano no dia 08 de abril durante o Salone, com uma palestra liderada por Lidewije Edelkoort, introduzida por Marco Sammicheli, curador do museo e participação especial de Humberto Campana.

 

Com mais de 400 páginas de histórias cativantes e imagens inspiradoras, esta edição de PROUD SOUTH CRAFT também é um objeto a ser cobiçado, desenhado por Mariola Lopez Mariño, colocando os visuais no pedestal que merecem e selando-os orgulhosamente em uma bela capa metálica. Portanto, este livro é o presente perfeito para descobrir as vozes emocionantes das partes do sul do planeta que estão redefinindo o artesanato, o design e a cultura.

28-29.jpg
106-107.jpg
286-287.jpg

PROUD SOUTH é uma experiência visual fascinante que celebra as forças criativas das regiões ao sul do planeta. Por meio das lentes coloridas e expressivas da moda, da fotografia, do estilo e da arte contemporâneas, Lidewij Edelkoort e Lili Tedde juntam talentos emergentes e estabelecidos de lugares distantes, como uma prova de que o eixo da criatividade global de fato se modificou drasticamente.

 

Edelkoort investigou múltiplos temas que conectam talentos sensacionais vindos da América Latina e da África, assim como do Sul e do Sudeste da Ásia. Não delimitado por mapas, por hemisférios ou pelo rígido sistema do Norte, PROUD SOUTH representa um movimento internacional de emancipação. Como observa Edelkoort: “Uma geração de criativos do Sul está se erguendo, expressando a artesania local, adotando materiais regionais, reconhecendo práticas ancestrais e cultivando valores nativos”. Percebe-se um sentido de empolgação que percorre esse livro único, tão palpável que Edelkoort diz que parece estar “em uma panela de pressão, criando sabores locais com uma sensação de urgência”.

00.jpg
proud_pages_338-339.jpeg

Tendo acompanhado a engenhosidade sulista por várias décadas, Edelkoort explica o que torna o Sul tão especial: “Cada roupa tem uma alma, e cada foto sabe como capturá-la, alçando a moda a outro tipo de domínio de força totêmica e empática. Itens comuns são elevados de suas funções diárias, adquirindo status estrangeiro e conhecimento interno, sendo tanto únicos quanto universais. Esses poderes estranhos gravitam ao redor um do outro como átomos de uma bomba estética criativa, esperando para explodir no palco central da moda, capturada por estilistas talentosos e marcas inteligentes. Então, são eternizados por fotógrafos excepcionais que têm como objetivo abrir as comportas da criatividade sulista, jorrando ideias na paisagem morosa e repetitiva do design de moda, serpenteando com um sentido de maravilhamento, desenvolvendo o poder expressivo do que o design sulista pode se tornar”.

PROUD SOUTH inclui ensaios de colaboradores notórios, como a escritora e jornalista Modupe Oloruntoba, a ativista têxtil e artesanal Kavita Parmar, o autor e colecionador Keith Recker e a artista de moda Carla Fernandez, com seu forte manifesto. Os perfis enfatizam vários talentos influentes, incluindo o fotógrafo marroquino Mous Lamrabat, o artista senegalês Omar Victor Diop, a marca indiana Pero e a marca de tricô xhosa Maxhosa. Os ensaios fotográficos ilustram o orgulho sulista com gosto, do trabalho da renomada Jackie Nickerson à série inédita Carrot Picker Girls [“Colhedoras de cenouras”] de Neville Trickett. Um portfólio adicional em preto e branco explora a história da fotografia nas regiões do Sul, decodificando as origens da corrente atual de talentos.

proud_pages_400-401.jpeg
gleeson8.jpg
bottom of page