
Lidewij Edelkoort é, acima de tudo, uma especialista em previsão de tendências, mas também uma renomada educadora de design, editora, humanitária e curadora de exposições e design. De 1998 a 2008, ela dirigiu a Design Academy de Eindhoven e, de 2015 a 2020, foi a Dean of Hybrid Design na Parsons, em Nova York, onde fundou o programa de Mestrado em Têxtil e o bem-sucedido festival New York Textile Month.
Seus textos e podcasts instigantes têm ganhado cada vez mais popularidade em um momento em que ela é vista como uma ativista e defensora da mudança. Em 2020, fundou o World Hope Forum, uma plataforma para inspirar a comunidade criativa a reconstruir uma sociedade melhor. A partir de 2022, Edelkoort colabora com a Polimoda, em Florença, para estabelecer um mestrado inovador em têxtil chamado “From Farm to Fabric to Fashion”.
Sua publicação mais recente, “PROUD SOUTH CRAFT” lançado na Triennale Milano em 2025 e “PROUD SOUTH” lançado em 2022, celebram e destacam as forças criativas do feito à mão , do potencial criativo e exuberante das regiões do sul do planeta.
Seu histórico como curadora de design é impressionante e inclui exposições como “Post Fossil”, no museu 21_21 de Issey Miyake, em Tóquio; “Gathering”, no Museu Holon de Design; a exposição de aniversário da Design Academy em Milão; “MOBA”; a Bienal de Moda em Arnhem; “Les Oracles de Design”, na Gaité Lyrique; a instalação “NOIR”, no Frac de Rouen; “Waste no More”, durante a feira de mobiliário de Milão; e várias exposições comerciais com o Google Design. Sua última iniciativa curatorial foi a exposição “Is...” no Museu Van Abbe, em Eindhoven. Na mesma cidade, ela fundou a Design House, que acolheu várias exposições ao longo dos anos, homenageando jovens talentos do design. “Animism” será seu próximo grande projeto.