top of page
8cc52a82505f229ea2e0ceed_rw_600.jpg

Lidewij Edelkoort é, acima de tudo, uma especialista em previsão de tendências, mas também uma renomada educadora de design, editora, humanitária e curadora de exposições e design. De 1998 a 2008, ela dirigiu a Design Academy de Eindhoven e, de 2015 a 2020, foi a Dean of Hybrid Design na Parsons, em Nova York, onde fundou o programa de Mestrado em Têxtil e o bem-sucedido festival New York Textile Month.

 

Seus textos e podcasts instigantes têm ganhado cada vez mais popularidade em um momento em que ela é vista como uma ativista e defensora da mudança. Em 2020, fundou o World Hope Forum, uma plataforma para inspirar a comunidade criativa a reconstruir uma sociedade melhor. A partir de 2022, Edelkoort colabora com a Polimoda, em Florença, para estabelecer um mestrado inovador em têxtil chamado “From Farm to Fabric to Fashion”.

 

Sua publicação mais recente, “PROUD SOUTH CRAFT” lançado na Triennale Milano em 2025 e “PROUD SOUTH” lançado em 2022, celebram e destacam as forças criativas do feito à mão , do potencial criativo e exuberante das regiões do sul do planeta.

 

Seu histórico como curadora de design é impressionante e inclui exposições como “Post Fossil”, no museu 21_21 de Issey Miyake, em Tóquio; “Gathering”, no Museu Holon de Design; a exposição de aniversário da Design Academy em Milão; “MOBA”; a Bienal de Moda em Arnhem; “Les Oracles de Design”, na Gaité Lyrique; a instalação “NOIR”, no Frac de Rouen; “Waste no More”, durante a feira de mobiliário de Milão; e várias exposições comerciais com o Google Design. Sua última iniciativa curatorial foi a exposição “Is...” no Museu Van Abbe, em Eindhoven. Na mesma cidade, ela fundou a Design House, que acolheu várias exposições ao longo dos anos, homenageando jovens talentos do design. “Animism” será seu próximo grande projeto.

Ruy_Teixeira.jpg

Lili Tedde, Diretora do Studio Edelkoort South, trouxe a especialista em tendências holandesa Lidewij Edelkoort para mais perto da cultura dos países do Sul.


Ela é criadora e editora-chefe do livros Proud South Craft e Proud South, lançados em 2025 na Triennale Milano e 2022 consecutivamente. Tem como objetivo mostrar os talentos eminentes e todo o poder criativo que existe no design e na moda nos países do Sul. Também é diretora e curadora dos livros Bloom Brasil Lucius, Bloom Faith e Bloom Earth Matters, lançados, respectivamente, em 2014, 2016 e 2018.
 

Ela organizou a exposição da coleção Instinct em 2025 e Gardens em 2024 para a empresa El Espartano, na Galeria Rossana Orlandi, durante a Milan Design Week. Em 2023 foi co-curadora, junto com Li Edelkoort, da exposição Everyday Paradise, na Galeria Rossana Orlandi durante a Milan Design
Week; do evento na Galerie Joseph durante Mason & Objet em Paris; e na Kazerne, em Eindhoven, durante a Dutch Design
Week.

 

Ela trabalhou no canal de televisão, Telefuturo, em Assunção, Paraguai, cuidando da imagem dos jornalistas e artistas do canal. Trabalhou na empresa de design gráfico Hopkins Baumann, em Nova York. Iniciou sua carreira como produtora na revista Claudia, da Editora Abril.
 

E formada em Direito e Design Industrial pela FAAP, em São Paulo, com curso de especialização na Parsons School of Design, em Nova York.
 

Ela é embaixadora do World Hope Forum Brazil.

bottom of page